Ilustração #01 + Dicas para quem quer começar a desenhar

19 de janeiro de 2015


Se você me perguntar eu realmente não sei dizer quando fiz meu primeiro desenho "que fizesse sentido". Acho que foi num período por volta da 4ª - 5ª série do Fundamental, mas passei tanto tempo sem desenhar nada que não conto todos esses anos como meu período de experiência.

Meu comeback foi apenas em 2012, comecei a desenhar anime e mangá (saudades de Kuroshitsuji e Bleach) e não parei mais, até que hoje estou mais focada em fazer ilustrações e estou amando essa fase!

Atualmente uso apenas lápis grafite comum para o rascunho (às vezes uso lapiseira) e lápis de cor para finalizar. Essa ilustra, por exemplo, fiz com lápis H e lápis de cor, ambos da marca Staedtler. Apenas alguns detalhes foram feitos com lápis Faber Castell.


Vale ressaltar que é a primeira vez que desenhei um pássaro haha! Eu achei que esse desenho ficou bem legal, bem do jeito que imaginei. Claro que vou continuar treinando bastante, mas posso dizer que estou ficando cada vez mais satisfeita com meus desenhos!

Dicas para quem tá começando ou quer começar a desenhar

  • Às vezes desenhar pode ser dom, às vezes pode ser prática. Mas uma coisa é certa: ninguém nasce sabendo. Então não use a frase: "Ah, mas não tenho o dom para desenhar" como desculpa, ok?
  • Quando estiver começando, não precisa fazer de cara um desenho original. Procure uma imagem na internet e tente copiar, assim você vai se acostumando com a textura do papel, o lápis, etc.
  • No começo não há necessidade de se investir em material profissional. Pode usar aquelas folhas comuns de impressão e o lápis que tem no mercadinho da esquina, porque não adianta investir pesado se você vai praticamente "testar" suas habilidades.
  • Não se compare com outros artistas. É normal a gente ter um modelo-inspiração, mas se você se focar muito na arte dos outros vai deixar a sua de lado! Cada pessoa tem um próprio estilo, e você deve descobrir o seu.
  • Procure tutoriais para ajudar nos pontos em que você ainda tem dúvidas. Na internet é muito fácil de achar esse tipo de coisa (dá pra procurar no YouTube, Tumblr ou DeviantART). Uma dica: pesquisar em inglês sempre retorna mais resultados!
  • Seja você mesmo, e desenhe o que te deixa feliz. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Ah, preferia seus desenhos antes", "Por que você não desenha isso?" e posso dizer que a maioria deles não me ajudou em nada. Faça o que quiser, da forma que quiser. Não estou dizendo para ignorar totalmente as críticas, ignore apenas aquelas que não te servem de nada.
Eu espero que vocês tenham gostado da ilustração e das dicas! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar aqui nos comentários ok?
Beijos, e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o link do seu blog para que eu e os leitores possamos visitá-lo! Mas lembre-se de deixar um comentário camarada sobre o post, ok?